terça-feira, 31 de março de 2015

O que é o T.O.C e T.O.C religioso?

O que é TOC - Transtorno Obsessivo compulsivo?


O TOC, Transtorno Obsessivo Compulsivo é identificado como manias, como por exemplo, lavar as mãos 20 vezes por dia, não dormir enquanto não verificar se a porta está trancada algumas vezes,  não conseguir se controlar e alinhar os quadros até da casa dos outros, colecionar objetos inúteis como jornais velhos ao ponto de impedir a livre circulação pela casa, etc.
Também se refere a pensamentos fixos como por exemplo estar contaminado por bactérias, pensamento fixo de que alguém que você gosta pode morrer, dúvidas esmagadoras quanto a qualquer questão da vida social ,profissional , familiar e religiosa.
 Disponível em: (http://www.marisapsicologa.com.br/transtorno-obsessivo-compulsivo-toc.html)

O que é TOC religioso?


 Muitas pessoas sofrem por anos e sozinhas em relação ao T.O.C e então tentarei explicar de modo rápido e de fácil entendimento do que se trata o T.O.C religioso.Como explicado anteriormente o T.O.C é identificado como manias excessivas ou seja que atrapalham a vida do indivíduo.O T.O.C religioso está relacionado com a crença da pessoa ,ela sofre com pensamentos involuntários que a angustiam e por sua vez se sente culpada e acaba pensando que Deus pode a odiar,que não a ama.A pessoa tem pensamentos  que não quer por isso sofre ,sua mente é invadida por uma multidão de pensamentos nos quais reluta em não ter.Pensamentos constantes a atormentam como :Blasfemei contra Deus,não tenho mais perdão ,porque pensei isso!!!!!!Se você luta contra isso  Acalme-se !O fato é que você tão perfeccionista que acaba sofrendo e por experiência própria sei que não é nada fácil mais a medida que você conhece sobre o assunto e entende sua qualidade de  vida pode melhorar.Já cansei de ouvir ensinamentos nos quais nos dizem que qualquer tipo de problema pode ser algo espiritual do mal que precisa de libertação,é claro que existe sim problemas de ordem espiritual que necessitam serem tratados espiritualmente mas como qualquer outra pessoa somos humanos e nossa estrutura cansa e falha.Precisamos exercitar nossa fé mas não ultrapassar nossos limites ,como Jesus falou :cada um pegue a sua cruz e o siga! A luta é diária ,as vezes queremos desistir ,cansamos da caminhada mas então você olha pra obra de Jesus na cruz e isso te renova.Não se condene ,Deus já sabia de tudo isso antes e pode ter certeza que lutar contra esse problema nos torna pessoas melhores!!Que Deus nos ilumine e nos dias de escuridão a Sua luz venha nos guiar,consolar !
Paz.

 

5 comentários:

  1. Very's Good... Legal continue assim, que a cada venha ser um blog de exemplo para muitas pessoas que passam por essas situações.

    ResponderExcluir
  2. sofro com issso a muito tempo e nao tenho com quem desabafar meus pensamentos sao quando canto algo na mente e sem querer sai uma parodia maldosa que eu nao quero pensar e tambem imagens qquando eu vo dormir ja avisei minha mae que queria ir no psiquiatra e ela me disse que eu precisava e de Deus e confia nele eu confio mais quanto mais eu enfrento isso pior fica na sei oque fazer quem puder me ajudar me mande um email:fransciellyoliver@gmail.com agradeco a todos a biblia diz sem fe e impossivel agradar a Deus espero con fe a ajuda dele sei que ele esta vendo meu sofrimento

    ResponderExcluir
  3. A paz do senhor!
    eu tenho sofrido muito,ja estou no ponto que não aguento mais,ja passopor isso a tanto anos e mesmo depois de me converter,tenho esses pensamentos,no começo da minha caminhada melhorei agora voltou tudo outra vez.
    Me ajudem.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho toc religioso eu sofro todo dia,de vez em quando eu oro em voz alta e os maus pensamentos vem e eu confundo as palavras e acabo falando coisas ruins...socorro...eu morro de panico...

    ResponderExcluir